1 de out. de 2013

Pavilhão EcoARK feito com garrafas PET em Taiwan


Fonte da imagem: Blog do Narion Coelho

Fonte da imagem: Architetando Verde

O pavilhão EcoARK localizado em Taiwan na cidade de Taipei, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados, e é um ponto de referência para os "prédios verdes" ou “green buildings”.



Fonte da imagem: National Geographic Channel
 O pavilhão EcoARK foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang, co-fundador e diretor da empresa Miniwiz – Sustainable Energy Development.
Segundo o site do National Geographic Channel, o EcoARK foi construído maioritariamente a partir de garrafas de plástico recicladas. Tem metade do peso de um edifício convencional, mas é suficientemente forte para resistir às forças da natureza, incluindo fogo, terremotos e tufões.
Fonte da imagem: Taiwan Builder


Assista um vídeo da chamada para o programa Mega Structures do National Geographic sobre o EcoARK em inglês ou veja direto do Youtube:

De acordo com o site Inova Tech, o edifício tem três andares com anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. Sua altura equivalente a um edifício de nove andares onde foram utilizadas 1,5 milhão de garrafas de material reciclado.
Segundo a arquiteta Ione Nogoceke do blog Architetando Verde, o EcoARK atende a mais critérios de sustentabilidade além da reciclagem, pois o edifício ainda utiliza água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento além de captar energia do sol durante o dia para iluminá-lo durante a noite. 

Fonte da imagem: National Geographic Channel

Sua estrutura foi feita unicamente de Polli-Bricks. Lembrando uma colmeia de abelhas, mas feita de “tijolos” de garrafas plásticas recicladas.

Fonte da imagem: Archello.com

O Polli-Brick não é feito do formato das garrafas PET que conhecemos, pois o desenho da garrafa foi modificado para um perfeito encaixe, criando detalhes intertravados entre elas permitindo o encaixe das células chamado “brick cell”, de acordo com o site Idéias Diferentes.
Fonte da imagem: Green 3D Home

A estrutura modulada em forma de colmeia, feita de garrafas PET encaixadas, é presa por uma malha metálica e uma peça de acrílico revestida de uma substância não inflamável para proteger o Polli-Brick do fogo e das chuvas. Juntamente com uma placa de LED para iluminar a fachada, conforme o site Idéias Diferentes.

Fonte da imagem: Idéias Diferentes

Enquanto funciona da mesma forma dos revestimentos tradicionais de cortinas de vidro, ele pesa apenas 1/5 do peso dessas estruturas e custa menos da metade do valor, de acordo com o site Idéias Diferentes.
Fonte da imagem: Miniwiz.com

De acordo com o site Planeta Sustentável, o Polli-Brick é fixado em perfis metálicos e então preso à estrutura, onde toda a parte estrutural foi concebida com estrutura metálica. Essa estrutura pode ser desmontada e remontada em outro local, como um Lego gigante.
A EcoARK é uma edificação totalmente modulada, reciclável e após desmontada pode ser levada a qualquer lugar do mundo.
Assista um vídeo com uma reportagem da CNN México sobre o EcoARK em espanhol ou veja direto do Youtube:

Fonte da imagem: Miniwiz.com


Fonte da imagem: ArquitectObra

Leia mais em inglês nos sites:
- The China Post
- Reuters
- Jetson Green

Leia mais em espanhol nos sites:
Leia mais em português nos sites:

Um comentário:

  1. Assisti a este vídeo no mega construções, é realmente Incrível trabalho dos arquitetos e toda tecnologia aplicada. Além do conceito que temos de sustentabilidade o edifício é ainda projetado para terremotos, inundações e pode ser desmontado e remontado em outro lugar. Olha, se me lembro bem, agrande colmeia flutua. É realmente muito criativo, de alta tecnologia, sustentável e eficiente.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir